Avaliação Neuropsicológica
A avaliação neuropsicológica é um processo clínico que tem o objetivo de investigar o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional de uma pessoa, seja criança, adolescente ou adulto, feito por profissionais formados em psicologia e capacitados para realizá-la.
Geralmente a indicação é feita por profissionais da saúde, médicos ou psicólogos, pela escola, ou a própria pessoa quando adulto.
A avaliação neuropsicológica avalia a compreensão do funcionamento cerebral relacionados a memória, atenção, linguagem, raciocínio, e outras funções cognitivas, além de aspectos emocionais e comportamentais. Auxilia também nas condições neurológicas ou psiquiátricas como TDAH, depressão, ansiedade, transtornos específicos de aprendizagem, entre outros.
Ela fornece também informações importantes para a criação de estratégia de intervenção, como também monitorar o funcionamento cognitivo ao longo do tempo.
No campo educacional e profissional auxilia a identificar as dificuldades cognitivas que impactam o desempenho escolar e profissional, como também identificar os pontos fortes para estabelecer aspectos a serem treinados para melhorar o desempenho nas atividades de vida diária do indivíduo.
Etapas da Avaliação Neuropsicológica
Crianças e adolescentes:
. Entrevista inicial com os pais ou responsáveis para levantamento de queixas cognitivas, emocionais ou comportamentais, no contexto familiar e escolar;
. Aplicação de testes de QI, memória, atenção, linguagem, funções executivas, funções visuoespaciais;
. Observação comportamental;
. Relatório final e sessão de devolutiva para os pais ou responsáveis.
Adultos:
. Entrevista inicial com o paciente adulto para entendimento das queixas, sintomas e o impacto na vida diária dessa pessoa;
. Entrevista com familiares que possam fornecer informações importantes sobre o indivíduo, seja histórico da infância ou atual;
. Aplicação de testes de QI, memória, atenção, linguagem, funções executivas, funções visuoespaciais;
. Observação comportamental;
. Relatório final e sessão de devolutiva para o paciente adulto.